Cidade amanhece sem ônibus e Reúne Ilhéus faz manifestação em empresa
A maior parte da frota do sistema público de transporte em Ilhéus amanheceu na garagem. A cidade está, nestas primeiras horas do dia, praticamente sem ônibus. Uma manifestação do Movimento Reúne Ilhéus, na garagem de uma das empresas, impediu a saída de boa parte da frota. A outra empresa, onde não havia sinais de manifestação, resolveu não deixar a garagem, por questões de segurança. Os ônibus que já circulavam foram levados de volta ao estacionamento. A empresa temia prejuízos.
A manifestação na porta da garagem de uma das empresas, entretanto, se mostrava pacífica. Os membros do movimento cobram mais respeito com os usuários e, do governo, mais clareza sobre o cálculo no valor da tarifa e a imediata redução do valor para 2 reais. Aos poucos, o movimento começou a ganhar o apoio de estudantes próximos ao local do manifesto, na avenida Esperança. A maioria deles, oriunda do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, que fica a 300 metros da garagem.
A ação dos manifestantes pegou a população de surpresa. Logo cedo, nos pontos de ônibus, o movimento era intenso e as pessoas não sabiam o motivo de tanto atraso. Para piorar, a ausência dos ônibus ocorre em um dia chuvoso, condição que aumenta o número de passageiros que utilizam o sistema público.